Back to Top

Velas personalizadas

Devo confesar, sou apaixonada por velas! Amo ter a casa toda iluminada de velas! Além de ser românticas, dão calidez, acalmam, enchem o ambiente de um perfume único.


Por isso, amo fazer velas... E o melhor, você pode personalizar e deixá-las do jeito que você mais gostar!

Para fazer vela, precisamos de pouco materiais:

- parafina plus (é uma mescla que contêm parafina, estearina e cera-micro nas proporções corretas, se compra pronta);
- pavio parafinado;
- ilhós;
- essência para velas;
- recipiente.
Eu acostumo comprar os insumos na loja online African Artesanato, tem bons preços, variedade de produtos e essências, e chega tudo muito bem pelos correios.


O primeiro que precisamos fazer é colocar o pavio no ilhós para colar no recipiente escolhido. Podemos usar um ou mais pavios, dependendo do tipo de vela que desejamos fazer. Recomendo usar uma alicate para apertar o ilhós no pavio. Depois podemos colar, bem no centro do recipiente para que a vela queime perfeitamente, usando cola quente.


É importante que o recipiente que estemos usando esteja na temperatura ambiente a pelo menos 30 minutos. Isso fará com que a vela não fique com imperfeições.

A parafina deve ser derretida a banho maria, a fogo muito devagar (podemos até desligar o fogão no momento de colocar a parafina). Eu utilizo umas panelas que comprei especialmente para este uso. Com um palitinho revolver até que a parafina fique totalmente líquida.



 Neste momento, agregar a essência desejada na parafina. Deixar esfriar um pouco (ainda estará perfeitamente líquida) antes de colocar no recipiente. Recomendo colocar primeiramente uma quantidade pequena de parafina no recipiente e deixar esfriar para que fixe perfeitamente bem o pavio no lugar desejado. Podem ser usados dois palitinhos na superficie do recipiente para manter os pavios no lugar correto.


Como a parafina ao esfriar se comprime, é muito comum que depois de algumas horas precisemos completar novamente com mais parafina para ter a superficie da vela perfeitamente nivelada.

Deixar esfriar pelo menos 24h antes de ascender pela primeira vez.

Para deixar ainda mais personalizada nossa vela, podemos usar a cortadora de papel Silhouette Cameo para criar uma linda etiqueta para nosso recipiente.

Neste caso, eu decidi fazer um estilo rústico. Por isso, utilizei papel kraft. Como tenho um rolo gigante em casa, cortei um pedaço pequeno do papel e imprimi e cortei etiqueta desenhada no programa Silhouette Studio nela.



Finalmente, para ter uma adherencia melhor da etiqueta no recipiente usei a Creative Station para transformar a etiqueta em uma etiqueta adesivada.





O melhor de fazer velas é que podemos usar qualquer recipiente! Esta por exemplo, foi feita a partir de uma latinha de amendoim...



No Comments Yet, Leave Yours!